Como a análise SWOT pode ajudar seu delivery a decolar?
Análise SWOT, também conhecida como matriz SWOT, é uma ferramenta que ajuda a analisar seu negócio, fazendo com que o gestor possa visualizar o cenário em que sua empresa, no caso seu delivery, está inserido.
SWOT, em português, é chamado de análise ou matriz FOFA, é um método de planejamento estratégico que promove a observação da sua empresa para garantir uma tomada de decisões mais certeiras.
Para isso, 4 fatores devem ser observados, sendo em inglês:
Strengths, weaknesses, opportunities e threats.
Traduzindo para o português:
Forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.
Continue sua leitura e entenda como realizar a análise SWOT para o seu delivery a fim de aproveitar todas as vantagens que isso pode oferecer para o crescimento da sua empresa!
A estrutura da análise SWOT
Forças
Este espaço deve ser destinado a falar sobre os pontos fortes da sua empresa. Mas é preciso ser bem realista.
É possível incluir itens como:
Seu reconhecimento frente ao mercado;
Bom atendimento;
Experiência positiva para seus clientes;
Rapidez nas entregas.
Fraquezas
Neste quadrado, é importante indicar questões que precisam ser melhoradas no seu delivery. Converse com toda a sua equipe para levantar esses pontos, e também vale a pena fazer pesquisas de mercado com seu público.
Pode ser que você descubra que:
As embalagens escolhidas não são as ideais para o seu produto;
Os preços praticados por você são altos demais.
Oportunidades
Todo tipo de negócio possui uma série de espaços no mercado que podem ser vistos como oportunidades para o seu delivery. É importante acompanhar as notícias e sua concorrência para descobrir como inovar.
Deliveries podem investir em uma série de ideias, como:
Se tornar uma franquia;
Investir no mercado vegano;
Investir no mercado vegetariano.
Ameaças
Não existem empresas que não possuem pontos que podem ser considerados ameaças para o seu sucesso. É importante que o gestor saiba entender quais são estes pontos, fazendo o possível para evitar que eles custem seu delivery.
Alguns exemplos de ameaças são:
Problemas econômicos no país;
Pandemias.
Passo a passo para montar sua matriz SWOT
Defina suas forças.
Determine suas fraquezas.
Liste as oportunidades.
Enumere as ameaças.
Coloque os dados nos locais da planilha conforme a figura.
Faça as correlações entre os fatores da sua matriz SWOT e inclua as informações nos quadros como indicado.
As vantagens da análise SWOT para o seu delivery
É importante compreender quais são os verdadeiros benefícios de realizar a matriz SWOT e analisar seu negócio.
As principais são:
Este é um processo que possui baixo ou nenhum custo.
Ajuda o gestor e os administradores do seu negócio a tomar decisões.
Desenvolver objetivos de negócios e criar estratégias para alcançá-los.
Ajuda a encontrar os gargalos da empresa.
Auxilia a equipe a encontrar soluções para o seu delivery.
Vale destacar que este é apenas o primeiro passo para uma melhora constante no seu delivery. Por isso, depois que sua matriz SWOT estiver feita, comece a colocar em prática ações para levar seu negócio rumo ao sucesso.
Sobre a Jaú Delivery
Se você se interessou em uma plataforma de delivery e cardápio digital interativo, a Jaú Delivery é sua melhor opção!
Desenvolvemos site e aplicativo de delivery e estamos no mercado desde 2023. Temos dois planos, com diversas funcionalidades, para atender qualquer tipo e tamanho de restaurante.
Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.
Ainda não usa a Jaú Delivery?
Solução 100% focada na área de delivery e entrega.
Clique no link abaixo, conheça nosso trabalho e agende uma reunião conosco!
