Como aumentar as vendas em época de crise?
Você sabia que é possível aumentar as vendas na crise em 60%, ou mais?
Sim, isso é possível! E já te adianto que não estou falando em você cortar custos ou reduzir a qualidade dos seus ingredientes. Contudo, preocupar-se com o porcionamento é superimportante para evitar desperdícios. Mas, neste artigo, vou te passar técnicas de marketing que provavelmente você não conhecia e são super fáceis de aplicar.
Antes de mais nada, vamos analisar melhor alguns números do mercado de pizzarias no Brasil para termos uma ideia do potencial que ele possui.
O brasileiro é o 2º maior consumidor de pizzas do mundo.
Brasileiro não resiste a uma pizza sem novidades
Isso mesmo, ficamos atrás apenas dos Estados Unidos! Eita, povo que gosta de comer pizza! Hehe.
Para você ter ideia do tamanho desse mercado, vamos traduzi-lo em números.
O Brasil possui mais de 40 mil pizzarias;
Na pandemia, o aumento no consumo de pizzas aumentou em 30%;
O mercado cresce em média 8% ao ano;
Em algumas cidades, 200 mil pizzas são vendidas por dia;
Esse mercado é liderado pelas pequenas empresas, 99% são optantes do Supersimples e movimenta R$ 22 milhões por dia, segundo o SEBRAE;
A pizza é o prato mais pedido do mundo, segundo uma pesquisa realizada pelo Grupo HelloFood.
Números animadores, não é mesmo!? Mas, com tanta gente querendo comer pizza e, logo, tanta pizzaria nova, parece que ficou ainda mais difícil se destacar. Fala a verdade, você também está com dificuldades em vender, não é?
Mas calma! A ideia principal deste artigo é te mostrar como um marketing inteligente e estratégico pode te ajudar a trilhar caminhos que te levem a aumentar as vendas na crise, bem como te colocar na frente dos seus concorrentes.
“Ah, mas eu não sou profissional de marketing, sou dono de pizzaria”
Bem observado! Esse artigo é justamente para você que não entende muita coisa de marketing, mas que sabe mesmo é como fazer pizzas ou qualquer outra delícia e que vende no delivery.
Primeiro de tudo, vamos pensar juntos aqui rapidamente. Por que o cliente compraria de você e não do seu concorrente?
Variação de sabores? Qualidade da pizza? Preço? Entrega rápida?
Você deve ter um diferencial, mas com um mercado cada vez mais concorrido, esses fatores já não são mais diferenciais e sim requisitos básicos para sobreviver no mercado.
Então vamos ao que interessa.
Como aumentar as vendas do seu restaurante em plena crise.
1. Você precisa vender online
A regra mais básica e mais eficiente do marketing é que você precisa estar onde seu cliente está. Portanto, você precisa estar online assim como seu cliente está.
Você sabia que o Brasil conta com 74% da população online, acessando conteúdo via computador ou smartphones? Sem contar que o Brasil é líder no tempo gasto em redes sociais. Olha que potencial você tem em mãos!
Então, se você ainda não tem um site de vendas ou aplicativo, corra! Você precisa estar onde seu cliente está, ou seja, online!
Afinal, com um site de vendas ou app, você vai conseguir entregar uma melhor experiência de compras ao seu cliente.
2. Segmente seu público nas campanhas patrocinadas
Esse ponto é importante e preciso que se concentre nessa parte. Se você fizer campanhas patrocinadas sem segmentar muito bem seu público, você vai perder dinheiro.
Em síntese, você precisa detalhar o público para o qual deseja entregar suas publicações patrocinadas, colocar a distância máxima em que você consegue entregar, o perfil do seu consumidor e os interesses comportamentais que se conectam com seu negócio.
Um exemplo:
Segmentação de público em campanha do Facebook.
3. Rastreie seu cliente
Você já deve ter feito seu perfil no Instagram ou Facebook. Mas, apenas criar o perfil e postar não vai aumentar suas vendas. Você precisa aproveitar todo o potencial das ferramentas que tem em mãos.
Ou seja, o seu site de vendas tem o Pixel do Facebook instalado. Assim, quando você fizer as campanhas patrocinadas, você vai conseguir entregar o seu conteúdo com muito mais assertividade, sem ter de gastar rios de dinheiro.
Além do mais, quando você utiliza o Pixel do Facebook, você consegue mensurar melhor os resultados das suas campanhas.
4. Transmita segurança com o storytelling para aumentar suas vendas
Storytelling é a habilidade de contar histórias. Quem não gosta de uma boa história? O ser humano é curioso por natureza, e uma história interessante é capaz de envolvê-lo a ponto de influenciar em suas decisões.
Isso significa que, se você utilizar o Storytelling para contar como seu produto surgiu, por exemplo, você terá mais credibilidade.
Mas, para que o Storytelling funcione, você precisa estar atento a dois pontos importantes.
Precisa ser verdadeiro;
Precisa ter emoção.
Você pode utilizar esta técnica na maioria dos seus posts, desde entrar em detalhes sobre a receita de família na divulgação de um sabor especial, assim como pode contar um pouco da equipe.
Dica de ouro: utilizar depoimentos, provas sociais dos seus clientes que já provaram, é um bom uso do Storytelling. Elas trazem emoções verdadeiras, e esse é o pulo do gato.
5. Pessoas compram de pessoas
Por mais evoluída que esteja a tecnologia, ainda somos seres humanos comprando de outro ser humano.
Por isso, humanize seu atendimento. Por exemplo, escreva um bilhetinho de “bom apetite” à mão na embalagem, com o nome do cliente. Faça Stories no Instagram mostrando um pouco dos bastidores. Envie um mimo, um chocolatinho, talvez? Quando o cliente pede pela primeira vez, fale das pessoas que fazem parte do seu restaurante, publicando fotos e histórias em suas redes sociais.
São inúmeras possibilidades de tornar esse atendimento pessoal, ainda que utilizando meios tecnológicos para vender.
6. É mais fácil vender para quem já é cliente
Philip Kotler, um grande visionário consultor de Marketing, dizia. Manter um cliente custa de 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo.
Tendo isso em mente, você deve apostar em estratégias de retenção desse cliente. Precisa fazê-lo comprar de você de novo, de novo, de novo e de novo. Dessa forma, seu faturamento irá aumentar com pouco esforço, independentemente da crise.
Mas como? Uma das técnicas mais eficazes para isso é a do Programa de Fidelidade, onde o cliente ganha benefícios ao acumular pontos por comprar em seu restaurante.
Outra dica bacana é a do Programa de Indicação. 80% das pessoas estão propensas a indicar você para um parente ou amigo, mas elas não são estimuladas a fazer isso.
Ponto importante aqui deste dado acima, estamos falando apenas de clientes satisfeitos, ok? Então, primeiro ganha-se o coração dele, para depois pedir indicação e bonificá-lo com isso.
7. Parcerias estratégicas para você aumentar suas vendas na crise e as de seus parceiros também!
Vamos lá, pense no seu cliente agora. O que ele consome, além da sua pizza, em seu dia a dia?
Seu cliente provavelmente comemora aniversários, certo? Então, que tal fazer uma parceria com uma doceria, por exemplo? Alguns doces dela podem fazer parte do seu cardápio de sobremesas e, por outro lado, você pode colocar suas pizzas no Kit Festa dela.
Esse tipo de parceria é o famoso “ganha-ganha”. Vocês aumentam a audiência de ambos, vendem de forma conjunta e jamais se tornariam concorrentes, pois são nichos complementares.
8. Faça o uso das pornfoods
Sabe quando você vê uma foto de uma pizza sendo servida? Sim, essa foto, onde o queijo fica esticado e você consegue até sentir o gosto dela só pela foto?
Apesar do nome estranho, o conceito por trás das PornFoods é que ela causa desejo no espectador. Afinal, ela é apelativa por si só.
Então a dica é: faça o uso das PornFoods nas suas redes sociais. Faça vídeos nos Reels ou Stories da pizza saindo do forno, publique fotos de pessoas se deliciando com ela ou simplesmente os ingredientes em detalhes.
Agora você pode aumentar suas vendas na crise de forma mais estratégica.
Mesmo em tempos de crise, o mercado de delivery vem mostrando ser um ótimo mercado com um grande potencial. Dessa forma, concorrência acirrada pode ser vencida usando uma boa estratégia de marketing digital.
Em outras palavras, tente combinar as dicas acima. Junte uma foto de PornFood com um Storytelling detalhando o que está na imagem e a experiência que o seu cliente tem ao comer, e faça anúncios Ads.
Sinceramente? Duvido que você não aumente suas vendas na crise depois de ler esse artigo todo.
Mas, para isso, você antes precisa estar online! Pois, para aumentar a demanda, você precisa estar preparado e ter uma forma de automatizar o recebimento de pedidos, hein? Lembre-se, cliente satisfeito em todas as etapas!
Qual é a maior barreira que te impede de conseguir resultados através da internet?
Por isso, vale a pena saber como funciona a entrega parceira da Jaú Delivery. Assim, você pode otimizar o seu restaurante e atingir bons resultados.
Ainda não usa a Jaú Delivery?
Solução 100% focada na área de delivery e entrega.
Clique no link abaixo, conheça nosso trabalho e agende uma reunião conosco!
