Oportunidade de negócio: use a Jaú Delivery para criar um cardápio digital na sua cidade
Você já pensou em criar um cardápio digital na área de delivery na sua cidade? Não? Hoje vamos te contar por que essa pode ser uma excelente oportunidade de negócio. Mas antes, vamos a alguns dados.
Existe um movimento de crescimento dos negócios digitais cada vez maior nos últimos anos. Isso é um reflexo da combinação de uma série de fatores. O desenvolvimento tecnológico, o crescimento do acesso à internet, a pandemia do COVID-19 que acelerou esse processo de digitalização empresarial, dentre vários outros. Analisando os números, dados da Associação de Comércio Eletrônico apontam que o mercado de assinatura de serviços digitais movimentou mais de R$ 1 bilhão somente em 2023.
Quando se trata das lojas online, houve movimentação de R$ 53,4 bilhões no primeiro trimestre de 2024, que representa um crescimento de 31% em relação ao mesmo período em 2023, segundo dados do E-commerce.
Esses são só dois exemplos de uma série de modelos de negócios digitais que têm crescido cada vez mais, gerando oportunidades para empreendedores e aumentando as possibilidades de compra do consumidor.
Dentre esses modelos, vamos te apresentar uma opção que exige baixo investimento e pode ser uma ótima possibilidade de negócio para você. A plataforma de delivery.
O que é uma plataforma de delivery?
Você pode até não saber, mas certamente usa vários serviços via plataforma no seu dia a dia. Um exemplo são os aplicativos de lojas ou de transporte, por exemplo. O nome plataforma significa, em inglês, algo como um lugar onde se faz comércio. Para ficar mais fácil de visualizar, imagine um shopping, por exemplo. No entanto, o termo se popularizou mais nos últimos anos para se referir a plataformas de e-commerce.
Na prática, trata-se de um ambiente virtual em que várias empresas podem disponibilizar o seu produto ou serviço ao público, utilizando o suporte oferecido pela plataforma utilizada para a realização dos processos de compra, pagamento, entrega, atendimento ao cliente, dentre outros.
A vantagem é que esse tipo de produto possui um baixo investimento se comparado a um espaço de comércio físico, principalmente quando você decide adquirir uma plataforma de delivery que já foi desenvolvida por um parceiro que possui essa expertise e pode contar com o seu suporte técnico para administrá-lo no dia a dia.
Mas afinal, como esse tipo de negócio pode ser rentável para você? Entenda no próximo tópico.
Por que apostar nesse tipo de negócio?
Como dissemos anteriormente, adquirir uma plataforma já estruturada para criar o seu cardápio digital exige um investimento baixo e pode oferecer um grande retorno financeiro. Ao mesmo tempo, são oferecidas condições de adesão interessantes para os parceiros que desejam estar na plataforma.
Isso porque, muitas vezes, é possível que a entrada para a plataforma seja realizada sem taxa de pagamento inicial. Dessa forma, o parceiro passa a pagar, posteriormente, uma espécie de comissão pelo uso da plataforma. Em contrapartida, ele não precisará se preocupar com questões técnicas ou de manutenção, já que isso será sua responsabilidade enquanto gestor da plataforma.
Diante de um modelo de negócios relativamente simples, por que então investir na criação de uma plataforma de delivery para a sua cidade e região, se existem grandes plataformas já consolidadas a nível nacional oferecendo o mesmo serviço? É aqui que está a sua oportunidade de ouro.
Vamos considerar um aplicativo do ramo alimentício. No caso do iFood, por exemplo, as taxas de comissão podem variar entre 12% e 26,5%, dependendo do plano e funcionalidades contratados. Um valor alto, certo?
No entanto, ao criar um cardápio digital de abrangência local, você dá ao estabelecimento alimentício da região a oportunidade de se inserir no aplicativo, podendo cobrar taxas de comissões menores, além de agregar valor ao serviço através de um atendimento mais próximo e personalizado. Ou seja, tanto você quanto os clientes locais saem ganhando, certo?
Como criar o seu cardápio digital para o seu delivery
Agora que você já entendeu as vantagens de ter o seu cardápio digital para o seu delivery para atender ao setor alimentício da sua região, é hora de colocar a mão na massa. Para isso, alguns passos são muito importantes.
Comece pela pesquisa
Antes de criar qualquer negócio, é muito importante realizar uma pesquisa consistente para entender a realidade do setor, seus pontos de dificuldade e oportunidades de se destacar.
No caso do seu delivery para estabelecimentos alimentícios para a sua região, vale a pena analisar fatores macro, como as tendências de consumo no setor, as ações que têm se destacado, grandes marcas que podem se tornar a sua referência, etc.
Mas também é importante olhar para o micro e entender como o setor atua na sua cidade, quanto dinheiro movimenta anualmente, qual a relação do público com os estabelecimentos, dentre outros fatores nesse sentido.
Defina as suas personas
Nesse caso, é preciso pensar em dois públicos. Primeiramente, você precisa atrair parceiros que estejam dispostos a fazer parceria por meio do seu delivery. Em segundo lugar, também é importante conversar com o consumidor final para mostrar o porquê de realizar pedidos por meio do seu aplicativo é mais vantajoso do que utilizar aqueles mais tradicionais.
Crie uma brand persona
Essa será a descrição que vai nortear a sua comunicação com o seu público-alvo. A brand persona alinha as características da sua marca com uma linguagem que seja atrativa para o seu cliente em potencial. Para isso, é preciso definir o tom de voz, suas características, identidade visual, dentre outros pontos importantes para criar uma marca consistente.
Defina o seu modelo de receita
Existem algumas possibilidades de gerar receita em um delivery.
Estimulando taxas de produto com base nas vendas realizadas;
Disponibilizando espaço para publicidade no seu delivery;
É importante que a sua pesquisa de mercado aponte qual desses modelos é mais interessante para você.
Após essas etapas, é o momento de escolher a plataforma em que você vai instalar o seu cardápio digital.
Conheça a Jaú Delivery
A Jaú Delivery é uma plataforma com diversas funcionalidades, dentre elas, a função de cardápio digital. Nós já construímos plataformas e portais para grandes marcas e franquias, e contamos com tecnologia de ponta para criar cardápio de venda, totalmente personalizado para valorizar o seu negócio. Além disso, também disponibilizamos o aplicativo nativo da Jaú Delivery para que seu público possa acessá-lo por meio das lojas Google Play e Apple Store.
Tudo isso com o suporte do nosso time, que está pronto para te dar todo o suporte técnico necessário para manter a sua plataforma em perfeito funcionamento.
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