Vendo, mas não tenho lucro: veja como melhorar seus ganhos
Se você já parou para pensar. Eu vendo, mas não tenho lucro. Qual é o meu erro? Esse conteúdo vai te ajudar muito. Pode não parecer, mas essa é uma dúvida que atinge muitos empreendedores, de todas as áreas, e com companhias de diferentes portes.
Aliás, é importante que, desde já, você saiba que existem inúmeros fatores que interferem diretamente na lucratividade. Quer um exemplo? Em 2024, a Petrobras, uma empresa gigante e multimilionária, sofreu com uma queda de 70% nos lucros, de acordo com os dados do Monitor.
O relatório indica que as causas por trás dessa redução são a desvalorização cambial, a desvalorização do real perante o dólar e a redução dos preços internacionais do petróleo. Ou seja, antes de se culpar, lembre-se de que também existem fatores externos a considerar.
Mas o que você pode fazer para mudar o cenário se você cansou de pensar, vendo, mas não tem lucro?
Continue a leitura e veja:
A diferença entre lucro e faturamento;
Como calcular o lucro de um produto;
Quais são as principais causas de perda de lucro;
Como aumentar a sua lucratividade.
Vamos lá, bom aprendizado
Qual é a diferença entre lucro e faturamento?
O primeiro passo para superar a frustração que vem depois de pensar vendo, mas não ter lucro, é compreender alguns conceitos básicos. Os principais deles são a diferença entre lucratividade e faturamento que, acredite, é significativa.
Lucratividade: é um indicador financeiro que mede a eficiência de uma empresa em gerar lucro a partir da sua receita, ou seja, a entrada de dinheiro.
Faturamento: também chamado de receita bruta, é o valor gerado pelas vendas dos produtos ou serviços, antes da dedução de qualquer despesa.
Em outras palavras, enquanto o lucro diz respeito à receita total, antes dos custos fixos e variáveis como impostos, custos para produção ou prestação de serviço, por exemplo, o faturamento é o percentual obtido após a dedução dos gastos essenciais.
Como calcular o preço de venda de um produto e obter lucro
Existem 5 etapas essenciais para calcular corretamente o preço e obter lucro de um produto.
Identificação do preço de venda;
Cálculo do custo do produto vendido;
Cálculo do lucro bruto;
Subtração das despesas operacionais;
Consideração dos impostos.
Veja os detalhes de cada uma a seguir
1. Cálculo e identificação do preço de venda PV
Definir o preço de venda de um produto é o primeiro passo para mudar o seu cenário e a preocupação de pensar. Vendendo, mas não tenho lucro, esse valor deve ser competitivo e englobar todos os custos que antecedem a venda, como a aquisição ou produção do bem.
Para essa finalidade, você pode considerar:
Pesquisas de mercado;
Custo total do produto;
Valor percebido pelo cliente.
Para exemplificar os aspectos, vamos imaginar um produto vendido a R$ 120,00.
O cálculo para definição do preço de venda é:
Preço de venda = custo do produto + despesas operacionais + margem de lucro desejada.
2. Cálculo do custo do produto vendido CPV
O CPV inclui todos os custos diretos para fabricar ou adquirir o produto antes da venda.
Esses gastos estão relacionados a:
Matéria-prima e insumos;
Mão de obra direta;
Frete de aquisição.
Por exemplo, para vender um produto de R$ 120, determinada empresa tem um custo de R$ 45. Este valor é o CPV de cada produto, ou seja, a soma do custo de matéria-prima + mão de obra direta + frete de aquisição.
3. Cálculo do lucro bruto
O lucro bruto é o valor que sobra após a venda do produto, antes do desconto das despesas operacionais e impostos.
Ou seja:
Lucro bruto = PV – CPV, portanto, lucro bruto = R$ 120,00 – R$ 45,00.
Neste caso, o lucro bruto da empresa por produto vendido é de R$ 75,00.
4. Subtração das despesas operacionais
Por fim, lembre-se de considerar as despesas operacionais, com todos os gastos indiretos da empresa, como.
Aluguel e contas fixas, como contas de água, internet, luz;
Salários de colaboradores ou gestores, por exemplo;
Marketing e publicidade;
Taxas de pagamento de cartão de crédito e plataforma de e-commerce;
Frete de envio ao cliente.
Por exemplo, imagine que uma companhia gasta R$ 30,00 em despesas operacionais por unidade vendida.
Neste caso, o cálculo será:
Lucro líquido = lucro bruto – despesas operacionais, portanto, lucro líquido = R$ 75,00 – R$ 30,00 = R$ 45,00.
5. Consideração dos impostos
Os impostos variam conforme algumas especificidades, que vão desde o tipo de material vendido ou serviço prestado até o tipo de negócio.
Por exemplo, no Brasil, existem 3 principais regimes tributários:
Simples nacional 4% a 19% sobre o faturamento;
Lucro presumido calculado com base na margem de lucro estimada;
Lucro real, imposto sobre o lucro líquido real.
Ou seja: se a empresa paga 10% de imposto sobre o faturamento, o cálculo será.
Imposto = R$ 120,00 x 0,10 = R$ 12,00
Lucro líquido final = R$ 45,00 – R$ 12,00 = R$ 33,00.
Portanto, o lucro líquido por unidade será de R$ 33,00.
Calcular o preço de venda de um produto, com todas as suas particularidades, é um passo essencial para evitar o pensamento: vendo, mas não tenho lucro.
Por este motivo, é crucial que, antes de disponibilizar um produto ou serviço, você estude o cenário econômico e reconheça as especificidades, tanto do seu negócio quanto do mercado de modo geral.
Vendo, mas não tenho lucro. Qual é o meu erro?
Se você já compreendeu a importância de calcular o preço de venda de um produto, mas ainda não identificou as causas da sua falta de lucros, calma, nós te ajudamos. Confira alguns dos principais motivos que afetam a lucratividade de um negócio.
Custos e despesas elevados
Quando os gastos operacionais e custos fixos consomem grande parte da receita, o lucro tende a diminuir ou desaparecer, caso não haja um controle de despesas eficiente.
O ideal é que você busque matérias-primas mais baratas, evite desperdícios na produção, corte gastos excessivos e reavalie as taxas de cartão de crédito, por exemplo, para ter condições mais atrativas.
Precificação incorreta e produtos com alta margem de lucro
Se o seu preço de venda não cobre todos os custos envolvidos na produção ou prestação do serviço, existem grandes chances de a sua empresa atuar no prejuízo.
Certifique-se de que seus valores são competitivos, ou seja, que respeitam o seu trabalho e dão conta de arcar com os custos associados para a venda. Outro ponto importante é dar preferência a produtos com alta margem de lucro. Assim, o seu ganho é mais garantido, mesmo com as despesas envolvidas.
Baixa venda e queda no faturamento
Caso a empresa não venda o suficiente, não há receita para cobrir os gastos e gerar lucro. Você precisa considerar a falta de demanda e os períodos de sazonalidade, por exemplo, mas também avaliar como anda a sua divulgação da marca.
É fundamental considerar a concorrência. Uma forma de se diferenciar é por meio de investimentos em marketing e presença digital.
Má gestão financeira
Se o pensamento vende, mas não tenho lucro, te aflige, existe uma grande possibilidade de erros na gestão financeira do seu negócio, às vezes, até mesmo sem que você perceba.
Não manter um bom controle de custos, gestão de compras e estoque, misturar conta pessoal e empresarial e não planejar um bom fluxo de caixa são ingredientes para uma receita desastrosa, que pode te custar muito caro.
Ineficácia operacional
Processos lentos e improdutivos impactam diretamente na sua eficiência, um fator extremamente significativo para a sua lucratividade. A falta de organização nas atividades reduz a capacidade de ganhos da sua companhia, além de aumentar os riscos de prejuízos diretos.
A melhor forma de contornar essa situação é por meio da automação dos processos. Também é crucial treinar colaboradores para lidar com as ferramentas e tarefas e, claro, monitorar a evolução das operações.
Alta carga tributária
Impostos elevados podem comprometer a lucratividade, principalmente se a empresa estiver enquadrada no regime tributário errado.
Neste caso, a melhor alternativa é consultar um especialista para descobrir qual a melhor opção para o seu caso. Assim, você garante que paga apenas os tributos que, de fato, estão relacionados ao seu negócio.
É claro que os aspectos acima são apenas alguns elementos para considerar na hora de entender por que sua lucratividade não está boa.
A verdade é que, se você busca se livrar do pensamento vendo, mas não tenho lucro, é importante estudar o negócio de modo geral. Assim, você obtém um panorama amplo sobre o funcionamento geral das operações e identifica as melhores formas de ganhar.
Como aumentar a lucratividade do negócio
A lucratividade de um negócio é muito volátil. Além dos pontos que causam uma queda significativa nos lucros do seu negócio, existem estratégias que ajudam a minimizar os riscos e auxiliam na hora de aumentar a receita.
A seguir, você vê algumas formas de aumentar a margem de lucro e como aplicá-las no seu negócio.
Estratégia:
Vender mais sem aumentar os custos;
Reajustar preços de forma estratégica;
Reduzir custos desnecessários;
Melhorar a eficiência operacional;
Adequar o pagamento de impostos;
Fidelizar clientes para gerar mais receita.
Como aplicar:
Marketing digital, novos canais, promoções inteligentes;
Precificação psicológica, planos e pacotes, aumento gradual;
Negociar com fornecedores, cortar desperdícios e automatizar processos;
Softwares de gestão, treinamentos, otimizações de processos;
Escolher o melhor regime tributário e buscar incentivos fiscais;
Programas de fidelidade, upsell e bom atendimento.
Exemplo prático:
Criação de um combo promocional para aumentar o ticket médio;
Testar um pequeno reajuste nos produtos mais vendidos antes de expandir;
Revisar custos fixos e otimizar compras de matérias-primas;
Implementar um sistema de controle de estoque;
Trocar lucro presumido por simples nacional;
Criar um clube de desconto para clientes fiéis.
Em outras palavras, aumentar a lucratividade não significa apenas vender mais, mas sim otimizar as vendas, reduzir os custos e operar de forma eficiente.
Neste cenário, pequenos ajustes podem gerar grandes impactos no lucro da empresa, portanto, é essencial melhorar os processos continuamente, sempre em busca de preços mais lógicos e de clientes fiéis ao negócio.
Vamos melhorar a lucratividade do seu negócio
Ufa, chegamos ao fim. A partir de agora, sempre que pensar, vendo, mas não tenho lucro. Você já sabe o que fazer para reverter a situação e recuperar seus ganhos.
Porém, ainda temos uma última recomendação para o seu negócio, uma capaz de te ajudar não apenas com a lucratividade, mas também com a organização geral da sua empresa.
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Emissão de notas;
Controle de estoque;
Integração com WhatsApp;
Gestão financeira integrada;
Venda multicanal;
Separação de pedidos;
Controle de custos;
Precificação estratégica.
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